sexta-feira, 19 de abril de 2013

Razr e o Ubuntu Touch


zoncolorXtra-UbuntuPhone
Como é uma coisa totalmente crua, no ubuntu touch conseguimos fazer pouca coisa funcionar. Mas ele liga e recebe ligações, manda e recebe mensagens sms, conecta em wi-fi, e como tem alguns aplicativos instalados, entra no twitter, facebook, navega na internet e tira fotos. Mas é basicamente isso. Não funciona 3g, a não ser que você tenha um aparelho da linha nexus, não dá pra instalar outros aplicativos, ou seja, ele é um preview do que está por vir do Ubuntu Touch, e pelo preview, vai ser muito bom. Acho difícil ele desbancar o Android, já que temos tanto suporte por parte dos desenvolvedores, mas vejo vários deles migrando para o Ubuntu quando estiver estável.
Eu não consegui tirar screenshots com o Razr, então tive que tirar fotografias do celular com a minha câmera.



P1000882 P1000883
P1000877 P1000878
P1000879 P1000880
P1000881 P1000864

O Ubuntu Touch tem várias telas iniciais, uma de música, outra de vídeos, outra de pessoas, outra de aplicativos, e assim vai, acho que tem 5 ou 6, não me lembro. Para quem não está acostumado a usar, é difícil, como pra qualquer pessoa que pegou um smartphone pela primeira vez. Mas, como também acostumamos com o Android, nos acostumaremos com o Ubuntu Touch, quem quiser, claro.

P1000864 P1000865

A tela que damos de cara, a Home, tem de tudo um pouco. Tem também a lista de aplicativos que aparece do lado esquerdo, arrastando o dedo da extrema esquerda para a direita, mas sem tirar o dedo na tela, senão a lista desaparece. Quando essa lista aparece, arrastando o dedo para cima ou para baixo, correm os aplicativos para escolhermos o que queremos. Não dá pra explicar muito bem, tem que ver mesmo.

P1000884 2013-03-25 23.00.01

Eu tirei uma foto com a câmera do celular, mas não consigo encontrar ela de jeito nenhum, então só abri a galeria pra vocês verem. E a segunda foto é da tela de bloqueio que, apesar de parecer desbloqueável igual ao android, não é. Ela é desbloqueável da extrema esquerda para a direita ou da extrema direita para a esquerda. E o Ubuntu Touch tem outro probleminha, ele não está bloqueando automaticamente, então se você esquecer a tela ligada, vai ficar ligada até você lembrar de olhar o celular de novo, pra bloquear tem que apertar o botão ‘power’.

 P1000887 P1000886

Como falei antes, dá pra entrar na internet, eu não testei muita coisa, mas dá pra ter uma idéia que não está fácil, pois apesar do sistema ser bem leve, as coisas não rodam muito fluidas, então não forcei a barra. Mas eu entrei no twitter e no facebook pra dar uma mexida, e funcionou certinho, atualizou também e talz.

P1000867 P1000876

Coisas simples como telefone e contatos funciona, mas tem vários contatos fictícios, que imagino que sejam pra dar uma idéia do visual e talz.

P1000868 P1000869

Também manda mensagem, eu testei, e tem várias conversas fictícias como no histórico de ligações.

P1000875 P1000873
P1000872 P1000870

A barra de notificações está dividida, abre-se ela da mesma maneira que no Android, e controla-se ela com o dedo arrastando ele na barra inferior alaranjada que aparece quando a barra de notificações está aberta. Dá pra controlar o volume do som do aparelho, qual wi-fi está conectada, a data e hora e a bateria, mas não tem como mudar data e hora, isso é um problema.
Tem outra tela que acabei esquecendo de tirar foto. Tem uma barra acionada arrastando o dedo da parte extrema inferior para cima, que é a tela de opções, como o botão ‘menu’ do Razr. Inclusive, eu esqueci de dizer, mas nenhum dos quatro botões touchscreen de baixo do Razr funciona. E é nesse menu que podemos mexer em configurações, voltar ou avançar de página no navegador, fechar um aplicativo, entre outras coisas.
E é isso aí. Como falei antes, não é um OS completo pra usar todos os dias, mas para curiosos, como eu, é uma opção legal pra dar uma olhada. Eu tenho Ubuntu no computador, além do Windows 8, e é uma experiência interessante. Não vou ensinar detalhadamente como dar flash nele, porque não é pra todo mundo testar, só pra quem tem coragem mesmo, que eu tive que dar flash nele umas quatro vezes até acertar. Eu não sou responsável pelo que você faz com seu aparelho, não faça se não tiver confiança e certo conhecimento. E tenha bateria próxima dos 100% antes de começar.
Precisa do Safestrap 3.11, do arquivo quantal (se o link estiver fora do ar, entre neste aqui e procura o quantal-preinstalled-phablet-armhf.zip, que logo será raring-preinstalled-phablet-armhf.zip), e do arquivo do hashcode (baixe o mais novo, atualmente 14/03, porque o de 01/03 não consegui fazer funcionar).
Agora você terá que entrar no Safestrap, criar uma partição no Slot-4 com 2GB de espaço para dados (tem que ser no Slot-4 e tem que ser com 2GB, acredite, eu tentei). Com o Slot-4 criado e ativado, dê um ‘format system’, ‘factory reset’, ‘wipe cache’ e ‘wipe dalvik cache’. Agora, preste atenção, dê flash primeiro no arquivo quantal…zip e depois no phablet…zip. Reinicie o celular e espere, demora um pouco (de 5 a 10 min) e não tem animação de boot, então você será tentado a cancelar, não cancele. Caso ele não inicie, force o desligamento segurando os 3 botões do razr até ele reiniciar e entre de novo no safestrap pra ativar outro Slot e deletar o Slot-4. Daí se quiser, tente de novo.

Fonte: Razr e Eu

Nenhum comentário:

Postar um comentário