sexta-feira, 19 de abril de 2013

ROM PAC-Man

E ae, galera? Prontos pra mais um tutorial de instalação de ROM? Então vamos lá que hoje vou ensinar a instalar a primeira ROM do Jelly Bean 4.2 que usei no meu celular, a PAC-Man!
PacmanOP

Que me perdoe a minha namorada mas essa foi a única imagem de apresentação dessa ROM que eu encontrei. Não tenho culpa que o desenvolvedor dela é um adolescente em plena puberdade.
Bom. Vamos começar. Tudo que ensino nesse post deve somente ser feito com o Motorola Razr XT910, com Ice Cream Sandwich, e com bastante bateria, pelo menos 80%. Lembrando que não sou responsável pelo que você faz com seu Razr, aqui eu só ensino coisas depois de testar com o meu aparelho. Se você não tiver confiança pra fazer o que ensino aqui, não faça, e se fizer, siga à risca o que escrevi.
A PAC-Man tem esse nome porque é uma mistura das três ROMs mais usadas/mais famosas de Android, a ParanoidAndroid, a AOKP e a CyanogenMod, e faz isso muito bem, inclusive.
Primeiro sugiro fortemente que você esteja na ROM oficial da Motorola do Android 4.0, e para isso, siga este vídeo ou faça os quatro passos enumerados deste post. Depois precisamos dar root no Razr, para isso, siga este vídeo ou faça os sete primeiros passos deste post. Baixe também a ROM direto do desenvolvedor aqui, baixe a mais nova (se não está conseguindo baixar por ali, eu upei na minha conta do dropbox aqui), e baixe o gapps mais novo para o Android 4.2 aqui.
Agora temos que baixar o Safestrap Recovery 3.11, encontramos ele no post oficial no xda. Depois de baixá-lo, coloque ele na raíz da memória interna, e instale-o normalmente. Coloque também, na raiz da memória interna, a ROM e o gapps que você baixou antes.
2013-04-01 23.28.26
Depois de instalá-lo, abra o Safestrap, você verá uma tela parecida com a seguinte:
2013-04-01 23.28.45
Autorize o acesso de superuser para o Safestrap que aparecerá o seguinte:
2013-04-01 23.28.55
Clique em Install Recovery, que instalará efetivamente o custom recovery que precisamos (se você estiver com outro recovery instalado, desinstale antes, senão dá problema). Reinicie o seu Razr e, quando aparecer a seguinte tela, clique no menu, para entrar no recovery.
P1000892
Se você achar que precisa, faça um backup do seu sistema atual, eu não acho necessário, porque você não vai instalar nada no sistema padrão (stock), criaremos outra partição para instalar essa ROM, então sempre que você quiser voltar para o ICS, só terá o trabalho de reiniciar o celular, entrar no recovery, e ativar o sistema stock. Mas se mesmo assim você acha que precisa de um backup, no menu do recovery, entre em Backup, daí na próxima tela, deixe selecionado System e Data, o cache não recomendo, mas se ainda assim quiser, é por sua conta e risco. Escolha se quer deixar o backup na memória interna ou no cartão SD e confirme o backup. Se não quiser fazer o backup, pule para o próximo passo.
P1000906
Dentro do recovery aparecem as seguintes opções, clique em Boot Options:
P1000894
Na tela que aparecerá, crie um ROM-Slot, para isso, escolha qual você quer criar (ROM-Slot1, 2, 3 ou 4, sugiro o 1) e em sequência escolha o tamanho dos dados que você vai usar, sugiro usar 1GB que é suficiente, a não ser que você tenha jogos gigantescos para jogar no Razr, então terá que escolher uma partição maior. E para criar essa partição, tenha certeza de ter esse espaço disponível no seu Razr. Se você achar que não tem, ligue o Razr novamente, entre no Android e apague alguns arquivos e volte para o recovery.
P1000895 P1000897
Depois de ter criado o Slot, volte ao menu principal do recovery e entre em ‘Wipe’, dentro do wipe menu, clique em system e confirme:
P1000900 P1000902
No Safestrap você não precisa dar flash nos arquivos um por um, você pode colocar até 10 em sequência. Então, volte para o menu principal do recovery e clique em Install, aparecerá a tela de seleção dos arquivos, selecione primeiro a ROM, depois clique em ‘Add More Zips’ e escolha o gapps e confirme a instalação, como mostram as duas fotos abaixo:
P1000898 P1000899
Depois da ROM instalada, volte ao menu principal, entre em ‘Wipe’ novamente, e dentro do wipe menu, clique em ‘Factory Reset’ e confirme, quando acabar, clique em ‘Cache’ e confirme e quando acabar, clique em ‘Dalvik Cache’ e confirme, esses três wipes são muito importantes, senão é possível/provável que seu celular não inicie.
P1000900 P1000903
P1000904 P1000905
Agora volte ao menu principal do recovery, clique em ‘Reboot’ e depois em ‘System’, seu celular reiniciará. Toda vez que você ligar seu celular, vai aparecer a tela do Safestrap, não faça nada que ela desaparece em 10 segundos e o aparelho vai iniciar normalmente, e pronto! O PAC-Man tem a animação de boot da CyanogenMod10/10.1.
P1000912
E é isso. Muito fácil a instalação com esse novo Safestrap, na minha opinião. E o bom é que você pode instalar quatro ROMs diferentes em Slots diferentes, além de continuar com a Stock ICS no sistema padrão. Se depois de instalar a PAC-Man você quiser voltar para a Stock ICS, que terá que fazer se quiser mudar de recovery, é só reiniciar o celular, entrar no safestrap, entrar em ‘Boot Options’, ativar o sistema Stock e reiniciar o celular. Pronto! Sem estresse, sem dificuldades.
Provavelmente semana que vem, se tudo correr como esperado, devo trazer o Review dela. Já tirei SS de tudo que achei importante, só estou esperando um dia que consiga ver consumo da bateria em uso cotidiano.